Art Cuisine


Nesta página você pode apreciar obras de artistas encontradas pelo "El Chimi" que retratam a gastronomia na arte através de diversas técnicas e formas de expressão. A admiração pela culinária passa não somente pelo processo de criação, execução e degustação de pratos, mas também pela maneira de expressar os sentimentos para com a gastronomia através da arte, música, literatura ou pela forma escolhida pelo próprio autor.

Assim como nas artes, a gastronomia instiga os nossos sentidos, causa a reflexão interior do Ser e gera em nós uma posição ou opinião perante os próprios gostos e desgostos sobre determinado tema, neste caso, tipo de comida. Existe na gastronomia uma mística a ser descoberta e revelada, que se encontra no paladar, no aroma e no tato da comida, mística que pode nos levar a devaneios e memórias da nossa própria história, a momentos marcantes na nossa existência já vivídos e apreciados ou a novas e surpreendentes descobertas.



Mona Lisa criada com copos de café e leite.



O pintor italiano Giusepe Arcimboldo usou legumes,
frutas e vegetais para compor dois dos quatro célebres
quadros que compõem As Quatro Estações e que
hoje se encontram no Museu do Louvre.
Além do "Verão" e do "Outono", pintou
"Vertumnus", o Deus das estações (acima).


Vik Muniz - Exposição no MASP
A Medusa de Caravaggio revisitada por Vik Muniz,
criada num prato de espaguete.



Quadro Il Vino (nome fictício sugerido por El Chimi)
Composição de quadro a partir de rolhas de vinho e uma taça.
Créditos da Foto: Monica Serio



"Bandeira do Brasil"
Sydney International Food Festival 2009




O Olho - Arte em Torradas de pão
Fonte desconhecida



Para enviar um link ou imagem de uma obra para "El Chimi", entre em contato através do e-mail chimigourmet@gmail.com. Você poderá se surpreender e encontrar a sua sugestão divulgada no site!